As cartas do Tarô ilustram os anseios da alma humana, como se fosse uma história sobre nós.
O jogo possui 78 cartas, sendo 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores – sendo estes divididos em 4 naipes de 14 cartas. Os Arcanos ilustram figuras típicas humanas, e contém símbolos associados a diversos conhecimentos místicos, como astrologia, numerologia, alquimia e cabala: cada carta é uma junção de tradições.
Mais do que “prever o futuro”, o Tarô nos ajuda a entender melhor as circunstâncias, sejam elas relacionadas a nós mesmos ou às intenções dos outros, e também o contexto de cada situação, elucidando nossos desejos inconscientes. Entendendo a realidade da nossa vida, podemos fazer escolhas mais assertivas, pois entendemos as possíveis consequências.
O Tarô pode ser usado para resolver conflitos, tomar decisões, tirar dúvidas, buscar caminhos para a vida, direcionar e aconselhar, tanto pessoal quanto espiritualmente, desenvolver a criatividade e a intuição e investigar probabilidades futuras. O Tarô não determina nada na sua vida, ele te prepara para possíveis situações vindouras.
Sejam as situações fruto das circunstâncias ou das nossas próprias atitudes, poderemos ficar mais atentos para aproveitá-las ou evitá-las. O Tarô também é uma fonte de Autoconhecimento, pois nos ajuda a entender se estamos agindo com a nossa verdadeira natureza, ou apenas “deixando a vida nos levar”.